Brasil e as questões climáticas
- IFMUN Catanduva
- 28 de set. de 2021
- 2 min de leitura
DOCUMENTO DE POSIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Assembleia Geral da ONU
Questões climáticas
República Federativa do Brasil
O Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é um país localizado no continente americano, especificamente na América do Sul, sendo o maior país dessa em extensão geográfica. O país abriga a maior bacia geográfica do mundo: A Bacia Amazônica, que possui grande potencial de geração de energia, além disso a região da Floresta Amazônia, maior que a Europa Ocidental, abriga grande diversidade de fauna e flora. A nação brasileira mesmo possuindo e respeitando uma legislação que visa proteger a diversidade ambiental do país ainda é vítima de campanhas de desinformação sobre Amazonia e Pantanal. Somos líderes em preservação de florestas tropicais e temos a matriz energética mais limpa e diversificada do mundo. Somos responsáveis por apenas 3% das emissões de carbono. Nunca o Brasil exportou tanto para o mundo, que cada vez mais depende do brasil para se alimentar. Atualmente, o país se destaca como um grande exportador de produtos agropecuários e minerais. A nação é destaque na produção mundial de soja, laranja, cana-de-açúcar e carne bovina.
Ademais, a nação brasileira é responsável por garantir a segurança alimentar para 1/6 da população mundial preservando 66% de vegetação nativa e usando apenas 27% do nosso território para agropecuária e agricultura. O Brasil também pretende se tornar líder dos créditos de carbono, além disso pretende atualizar a política nacional sobre a mudança do clima e promover a revisão do plano nacional de adaptação à mudança do clima. O objetivo principal de realização antes da COP26 é a criação do Programa Nacional de Crescimento Verde, que visa incentivar economicamente as empresas para que produzam com baixa emissão de gases do efeito estufa.
Em suma, o governo brasileiro pretende levar desenvolvimento sustentável à toda a população de maneira igual. Estamos abertos a buscar assumir novos compromissos nas áreas de desenvolvimento sustentável e maior abertura econômica. Nosso país possui a matriz energética mais limpa dentro do G20. Espera-se chegar a um consenso que traga a Conservação Ambiental e prosperidade econômica e social na Assembleia Geral da ONU, para todos os países presentes.
Ana Laura Romano
Isabela Rosconi
Isabelle Silva Soares
Natália Lopes
Comentarios